Cidadania Italiana
Alexandra Mantelato Neiva
12/23/20242 min ler
Vamos começar a falar de uma das motivações para criação desse site – a busca pela cidadania italiana.
Entre buscas e inúmeras desistências, resolvi insistir mais uma vez nesse processo, mas com outro olhar, o de conhecer a descendência familiar e foi aí que a magia aconteceu.
Depois de dois anos separando documentos e ligando em muitos cartórios atrás de certidões, ainda faltava a certidão de nascimento e casamento do bisavô, nascido na Itália.
E para ajudar, uma das minhas irmãs tinha perdido o contato de um primo que anos atrás também estava tentando reunir documentos. O jeito, antes de pensar em contratar advogado, era ir atrás dele na torcida de encontrar as certidões faltantes.
Após várias tentativas em localizá-lo, consegui um número de telefone e imediatamente fiz a ligação, mas meu número era de São Paulo e ele morava no interior do Paraná.
Claro, ele não atendeu, pois não conhecia o número, não conhecia ninguém de São Paulo e, provavelmente, achava que era alguém ligando de presídio para dar golpe, rsrsrs. Quem é brasileiro sabe do que estou falando.
O meio para colocar um fim na desconfiança foi enviar uma mensagem via whatsapp, me apresentando e explicando o motivo do contato, o que deu certo e aí sim pude fazer a ligação na certeza de ser atendida.
Ele tinha a certidão de nascimento do bisavô italiano.
Que felicidade! O coração explodia de alegria.
Ele também já estava na fila do consulado, tinha advogada e partir daí o caminho ficou mais fácil.
A certidão de casamento foi feita judicialmente, pois o cartório não tinha o registro do casamento realizado na igreja.
E com todos os documentos em mãos, preparados pela advogada Dra. Márcia Scarpato, o próximo passo seria dado pela equipe da Rosso Passaporto
E você também tem descendência italiana?
Se quer saber mais dessa jornada, continue por aqui.
Até a próxima!